Buscar
  • Thaís Trivelato

Boa aparência é sinônimo de saúde?


17 de agosto de 2020

Já percebeu como algumas pessoas têm o hábito de associar a aparência física à saúde? Mas essa boa aparência nem sempre é sinônimo de um organismo saudável. Ser magro não significa ser saudável, assim como a obesidade nem sempre quer dizer falta de saúde. Uma pesquisa realizada no Reino Unido, conduzido pela Nuffield Health, indica que parte das pessoas tem a falsa ideia de que a boa aparência e a saúde sempre caminham juntas.

O médico nutrólogo José Alves Lara Neto, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), detalha que o fato de algumas pessoas comerem muito e serem magras ou algumas comerem pouco e serem gordas está ligado à pré-disposição genética. Um exemplo disso é o fato de muitas pessoas que têm o peso ideal apresentarem problemas de saúde como colesterol alto, hipertensão e diabetes. Sendo assim, é um erro achar que esses problemas só aparecem em pessoas que estão acima do peso.


No mesmo estudo, pesquisadores também pediram que os participantes observasem a foto de uma mulher alta, magra e bronzeada; e a de um homem comum e pálido, vestindo roupas desalinhadas. Em seguida, tiveram de indicar qual era o mais saudável. Quase dois terços dos voluntários (62%) escolheu a representante do sexo feminino. Seis em cada dez disseram que pele e cabelos bonitos são indícios de saúde.

No entanto, quando o casal foi submetido a uma bateria de exames médicos simples, incluindo pressão arterial e níveis de glicose e colesterol, o voluntário do sexo masculino se mostrou em melhor condição de saúde.


Saúde: prioridade máxima

Sendo assim, mesmo as pessoas de aparência magra devem se alimentar corretamente e praticar exercícios físicos junto a uma dieta balanceada. Essa é a melhor forma de manter a saúde em dia. Essa combinação deve ser seguida por todas as pessoas, independente da sua aparência.

Não se esqueça que a partir dos 30 anos de idade o metabolismo começa a diminuir, e continuará a fazer isso progressivamente ao longo de cada década vivida. Por isso, você simplesmente tem que começar a cuidar de si mesmo todos os dias.

O cuidado diário pode ser mais simples do que se pensa, principalmente quando você começa a colher os bons frutos da vida saudável. Portanto, não se deixe arrastar por maus hábitos. Tenha em mente que à medida que seu metabolismo começa a diminuir a velocidade, você aumentará seu peso mais facilmente. Cuide de sua alimentação e evite a compulsão alimentar e o sedentarismo.

Cada alimento tem benefícios específicos, e se você consegue combinar esses benefícios em uma alimentação saudável, você terá sucesso no cuidado de sua saúde e aparência. Comer adequadamente, de maneira equilibrada em cada refeição, é fundamental. E o equilíbrio é a chave para o sucesso diário.


De olho nos sinais

Por isso, não se deixe enganar! Boa aparência nem sempre é um indicador de uma boa saúde. Porém, se o seu corpo está mostrando sinais de sobrepeso, sinais de sobrecarga e mudanças na aparência, isso com certeza também é um grande indício de que sua saúde não está nada bem.

Você é o maior responsável e grande agente transformador da sua saúde e qualidade de vida. Cabe a você buscar, a cada dia, sua qualidade de vida.


Fonte: https://noticias.adventistas.org/pt/coluna/thaistrivelato/boa-aparencia-e-sinonimo-de-saude/

1 visualização
 

Whatsapp: (21)98868-2084

Pavuna, Rio de Janeiro - Perto do Metrô Pavuna

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

©2020 por André Souza - Farmacêutico, Psicanalista & Coach. Orgulhosamente criado com Wix.com